Menu fechado

SMARKETING: ENTENDA MAIS SOBRE A TÉCNICA QUE ALIA MARKETING E VENDAS

Uma das chaves para o sucesso de uma empresa é a integração entre os vários departamentos ou dependendo do tamanho, entre os vários profissionais que façam parte da equipe única. Essa é a ideia central por trás do smarketing, um dos conceitos do marketing atual.

Agora se você nunca ouviu falar nesse termo, não tem problema. Continue lendo esse artigo e descubra:

  • O que é smarketing;
  • Como implementar essa prática no seu negócio;
  • O segredo para o sucesso.

Confira!

O que é smarketing?

A definição básica de smarketing é a integração dos departamentos de vendas e de marketing em uma empresa. Ou seja, é a possibilidade desses dois times, aparentemente com atuações diferentes, trabalharem em conjunto para atingirem um mesmo objetivo.

A equipe de marketing é a responsável por produzir conteúdos relevantes para divulgar os produtos e os serviços, com o objetivo de atrair as pessoas interessadas na marca.

Esses conteúdos devem ser produzidos para a atração de prospects e a consequente conversão em leads. E também para estabelecer um relacionamento mesmo depois que uma compra for realizada.

A equipe de vendas trabalha com abordagens específicas para os leads gerados pela equipe de marketing com o objetivo de fechar negócios.

O smarketing é uma prática que entende que essas equipes possuem afinidades muito grandes e que uma depende do bom desempenho da outra. Por isso, elas devem estar alinhadas para alcançarem um objetivo comum.

Como implementar essa prática no seu negócio

É importante ressaltar que o smarketing pode ser implementado em empresas de todos os tamanhos e que atuem em quaisquer áreas do mercado.

A primeira questão a ser estruturada é estabelecer um mesmo objetivo para as duas equipes. Em outras palavras, marketing e vendas devem trabalhar juntas para alcançarem uma determinada meta que esteja baseada na receita.

A partir disso, todos os esforços seguintes devem estar alinhados para um resultado positivo ao final de cada período, seja mensal ou anual. As equipes devem conhecer bem as buyer personas da marca para trabalharem estratégias específicas. Definir em que estágio do processo o cliente está pronto para fechar uma compra e analisar e compreender as jornadas de compra e o ciclo de vida do cliente.

O segredo para o sucesso

A integração do alinhamento dos departamentos de marketing e de vendas deve ser bem estruturada para produzir os resultados esperados. O segredo para o sucesso do smarketing é a comunicação entre as equipes.

E comunicação significa estabelecer contato direto entre os profissionais por meio de reuniões periódicas para acompanhamento das etapas do trabalho. E, claro, uso constante de outros canais como e-mails, telefonemas e mensagens diversas.

Como o objetivo comum das duas equipes está relacionado à receita de uma marca, é possível analisar os resultados obtidos em cada período para verificação de quais ações deram mais retornos e de quais precisam ser revistas.

Assim, a integração dos departamentos vai sendo adaptada e melhorada ao longo do processo.

Portanto, agora que você já sabe tudo o que precisa sobre smarketing, não perca tempo e comece já a implementar essa ferramenta.

Comente abaixo e nos diga o que achou do smarketing e se esta ferramenta seria útil para o seu empreendimento.

Aproveite também para continuar acompanhando as nossas postagens, como sobre, Por que Investir em Marketing Digital para a sua Empresa, e se manter atualizado sobre tudo o que acontece no mercado online!

Compartilhe nas redes sociais!
Facebook
Instagram
Twitter
LinkedIn