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ADMIRADA E LUCRATIVA

ÍNDICE

Qual é o seu propósito?

O por que você faz o que faz?

Mark Twain, escritor e humorista norte-americano, disse certa vez:  Os dois dias mais importantes da sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que descobre o porquê.

Até poucos anos atrás, as pessoas em seus trabalhos pouco se importavam com o impacto que suas atividades tinham na sociedade, contanto que o salário caísse no final do mês ou que o cliente pagasse pelos serviços contratados.

Hoje, desejamos saber mais sobre o que acontece no final da “esteira” e não admitimos, “apenas” apertar o parafuso, como Charlie Chaplin no filme Tempos Modernos.

O que é persona?

Uma persona pode ser definida como “o cliente ideal”. Ela nada mais é do que uma representação fictícia do principal tipo de cliente de uma empresa. E se você entendeu isso como uma simbologia qualquer, está enganado. A persona deve atender a uma série de análises e dados que um negócio possua.

A construção desse cliente ideal deve obedecer a requisitos muito específicos e reais sobre os frequentadores de determinada loja. A base desses dados é da própria empresa, mas pode aumentar, exponencialmente, o alcance com a internet.

Isso significa não apenas entender gênero e idade, mas também aspectos psicológicos e pessoais. Pode parecer complexo em um primeiro momento, mas usar da persona é extremamente importante para tomar ações que façam sentido ao seu cliente. Desta forma será possível mapear tudo que interessa a ele e o que também não tem importância.

Ou seja, a persona é uma maneira muito mais abrangente de explicar o público-alvo de uma empresa. Com o uso desse recurso, o empreendedor tem acesso não apenas a como é o seu cliente, mas também como ele tende a se comportar e o que deseja encontrar na sua rotina.

A persona na prática

Para que você entenda melhor, suponha que você venda perfumes. O público-alvo poderia ser simplesmente resumido como mulheres entre 25 e 35 anos, de classe média e que possuem um próprio negócio.

A persona desse mesmo exemplo poderia ser a Maria Paula, mulher formada em administração e dona de uma loja de cosméticos. Possui renda média de seis mil reais e é mãe de dois filhos pequenos. Seu objetivo para o futuro é abrir novas filiais do seu negócio. Está aberta a encontrar parceiros de negócios.

Percebe a diferença entre essas duas maneiras de abordar os clientes? A persona é mais completa e permite uma análise mais assertiva sobre os potenciais compradores.

A importância de trabalhar com a sua persona está em garantir que as suas ações promocionais e de divulgação façam sentido para o seu cliente. O seu negócio precisa saber o que fazer para atrair o interesse do receptor da mensagem. É, portanto, fundamental conhecer bem o seu público.

Como formular uma persona?

É importante ressaltar também que você não é obrigado a ter uma única persona. Um negócio pode ter diferentes tipos de personas. O que é fundamental é conhecer bem o cliente para aumentar as chances de sucesso.

E existem inúmeras vantagens de trabalhar com uma persona. Entre os principais estão: saber o tipo de conteúdo que o cliente quer ver da sua empresa, o que pode influenciar a trazê-los para perto do negócio (ao invés de afastá-los) e, principalmente, entender o comportamento deles.

Por tudo isso é determinante formular a persona. E você pode encontrar a sua respondendo algumas perguntas básicas como “quem é o seu cliente?”, “o que pode influenciar o seu cliente?” ou “o que atrai o interesse do seu cliente?”.

Ao começar a trabalhar perguntas como essa você começará a formular o seu cliente ideal (ou clientes ideais quando identificar mais do que um). A partir desse ponto já será possível traçar a sua persona.

Lembre-se ainda de sempre atribuir todas as características da persona. As principais estão listadas a seguir:

  • Nome (fictício)
  • Gênero
  • Idade
  • Formação profissional
  • Cargo profissional
  • Renda média
  • Escolaridade
  • Desejos e desafios
  • Objetivos principais

Entendeu agora o que são e o porquê as personas são importantes para o seu negócio?

Por meio delas você pode definir conteúdos estratégicos de Marketing Digital.

Nos conte o que achou do artigo nos comentários. E não deixe de ler nossas outras postagens para inserir novos métodos no seu negócio!

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