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COMO O ATENDIMENTO PODE TE AJUDAR A ENTENDER SEU CLIENTE E POTENCIALIZAR SEU MARKETING DIGITAL?

Nas empresas, o atendimento ao cliente tem um papel muito maior do que só “apagar incêndios”.

Quando bem estruturado (e valorizado), esse setor tem o poder de mudar toda a estratégia da empresa. Além de ajudar, diretamente, no aumento da receita da empresa.

Ficou com dúvidas? Então, leia esse artigo e descubra como o atendimento pode te ajudar a entender seu cliente e potencializar seu Marketing Digital!

Conheça a sua Persona

Todas as empresas precisam vender para sobreviver e, para isso, gastam dinheiro tentando atrair novos clientes para dentro da empresa.

Para ser mais eficiente, você precisa saber para quem quer vender. Assim, a sua empresa vai investir melhor o dinheiro destinado a atração de novos clientes. Por isso, é importante conhecer muito bem a sua persona.

De forma resumida, a persona é o seu potencial cliente, aquela pessoa que você quer atingir em suas campanhas.

Para explicarmos um pouco melhor, o seu público alvo pode ser:

Homens, de 35 a 45 anos da classe B. E, se você fez uma pesquisa ainda mais a fundo, você tem uma ideia do perfil psicográfico do público alvo.

Agora, a sua persona seria o João, homem formado em Publicidade e Propaganda, que possui uma pós graduação em Marketing. Ele está namorando e pensando em construir uma família. Sua renda média é de 6/7 mil reais por mês.

Você tem uma ideia do seu público alvo, mas conhece o João. Viu a diferença?

Leia o artigo “Personas: o que são e por que são determinantes?” se você quiser entender mais sobre esse assunto.

Jornada do cliente

Depois de conhecer a sua persona, você precisa desenhar a jornada dela dentro da sua empresa. Desde o primeiro contato que ela tem até ele se tornar um promotor da sua marca.

Pois, para atender as expectativas dos clientes, você precisa oferecer uma ótima relação durante toda a sua jornada. Não importa se você tem um produto excelente, isso é o mínimo que você deve ter.

Para entregar algo além do seu produto e, com isso, aumentar a satisfação do seu cliente, você deve oferecer uma ótima jornada para ele.

Atendimento e Marketing digital

Vamos imaginar que a sua empresa investe, mensalmente, 10 mil reais em marketing. Sem contar a folha de pagamento e instalações.

Todos os dias, a equipe de marketing, enxuta, trabalha arduamente para atrair novas oportunidades pro time de vendas e isso tem dado muito certo… Se não fosse pela sua taxa de fechamento.

Todo o processo de marketing e vendas está bem estruturado e, mesmo assim, a sua taxa de fechamento está baixa. Por que isso acontece?

Hoje em dia, mais de 64% dos brasileiros estão conectados a internet. Ou seja, o acesso a informações está ficando cada vez mais fácil e rápido.

E, talvez, o seu problema de fechamento esteja aqui.

Antes de comprar algo, quem não faz aquela pesquisa na internet? Voltando ao exemplo, quando o seu lead começa a falar com o time de vendas, ele decide pesquisar sobre o seu produto e vê que existem poucos clientes satisfeitos.

Às vezes, a culpa não é nem do seu produto, mas sim, do atendimento. Logo, isso será um fator impeditivo para ele realizar a compra e ir bater na porta do concorrente.

Quando isso acontece, todo o dinheiro que você investiu em marketing é perdido.

Como o atendimento ajuda nisso tudo?

Com um atendimento de qualidade, a sua empresa pode se beneficiar em todos os pontos abordados neste artigo.

Em relação a persona e a jornada do cliente, o atendimento pode trazer diversos insights para a estratégia.

Com um atendimento estruturado, você consegue entender os principais problemas que o seu cliente tem e encontrar a causa raiz deles. Assim, você oferece uma experiência com menos fricção durante toda a jornada do seu cliente.

Quando o setor de atendimento está maduro, todos os chamados estão documentados e categorizados, o que torna a análise desses dados uma tarefa mais fácil. Dessa maneira, você consegue entender mais a persona da sua empresa, descobrindo:

  • Qual é a melhor linguagem para usar durante a comunicação;
  • Quais são seus principais problemas;
  • Dados demográficos.

Como se isso já não fosse suficiente para contribuir com o marketing da sua empresa, prestar um bom atendimento ainda cria a possibilidade de transformar o seu cliente em um promotor da marca, aumentando o marketing boca a boca.

E então, conseguiu enxergar a diferença que o atendimento pode fazer para o marketing da sua empresa? Para aumentar a qualidade do seu atendimento, baixe esse ebook: 17 dicas para aumentar a qualidade do atendimento ao cliente

Esse artigo foi escrito por Lucas Omeltech – Marketing Octadesk
https://www.octadesk.com

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